Bem gente nesse tutorial vou ajudar a vcs definirem umas variaves para seus jogos
hp e max hp
1-crie um objeto,coloque o nome de objeto controle
2-no evento creat do objeto coloque o codigo:
hp=100
max_hp=100
3-no estep vcs coloquem:
if hp>max_hp{hp=max_hp}
pronto agora e so colocar o draw na variavel hp e testar,colocando 1 botao para almentar o hp e outro para diminuir
xp,upar,nivel,dano e defesa
1-no create do objeto controle:
xp=0
upar=50
nivel=1
dano=5
defesa=5
2-no step coloquem:
if xp>upar-1{xp=0 nivel+=1 upar+=50 dano+=1 defesa+=1}
3-na colisao do inimigo:
vida-=10-defesa
obs:notem que quando o player coledir com o inimigo perdera 10 de vida mais a defesa diminuira o dano
4-agora para testar o xp vcs coloquem num evento de apertar uma tecla qualquer:
xp+=10
obs:aperte 5 vezes para upar no nivel 1
5-lembresem de setar a vida do player e a do inimigo,coloquem um draw na variavel vida do player e do inimigo
6-para dar um toque coloque no step do inimigo
if vida<1{instance_destrow() play_sound(som-do-inimigo-morrendo)}
pronto agora e so testar,qualquer bug me avisem
hp e max hp
1-crie um objeto,coloque o nome de objeto controle
2-no evento creat do objeto coloque o codigo:
hp=100
max_hp=100
3-no estep vcs coloquem:
if hp>max_hp{hp=max_hp}
pronto agora e so colocar o draw na variavel hp e testar,colocando 1 botao para almentar o hp e outro para diminuir
xp,upar,nivel,dano e defesa
1-no create do objeto controle:
xp=0
upar=50
nivel=1
dano=5
defesa=5
2-no step coloquem:
if xp>upar-1{xp=0 nivel+=1 upar+=50 dano+=1 defesa+=1}
3-na colisao do inimigo:
vida-=10-defesa
obs:notem que quando o player coledir com o inimigo perdera 10 de vida mais a defesa diminuira o dano
4-agora para testar o xp vcs coloquem num evento de apertar uma tecla qualquer:
xp+=10
obs:aperte 5 vezes para upar no nivel 1
5-lembresem de setar a vida do player e a do inimigo,coloquem um draw na variavel vida do player e do inimigo
6-para dar um toque coloque no step do inimigo
if vida<1{instance_destrow() play_sound(som-do-inimigo-morrendo)}
pronto agora e so testar,qualquer bug me avisem