bem aki hoje eu ensinarei a como criar um jogo de plataforma bem
comesamos em 1 lugar crie um sprite de uma bola em seguida crie um
objeto chamado player
agora nele coloque no evento step este codigo
if place_free(x,y+1){gravity=1}else{gravity=0}
dps vc cria um evento key press
adicionam um evento no left e no right
agora no left vc coloca e adiciona um jump to position e nele vc coloca assim no X -3
e marque relativo fassa a mesma coisa no right só que no right vc coloca só o 3
e para o player pula adicione este codigo no step
//Definiões de pulo
if
(keyboard_check_pressed(vk_up)) && ! (place_free(x,y+1))
//Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel
livre abaixo.
{
vspeed=-9; noar=true; friction=0 //Se for
verdade, velocidade vertical se torna 9 negativo e a variávell noar se
torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}
agora crie um sprite quadrado para ser o chão,agora crie um objeto com o sprite do chão e marque como solid
agora no objeto player adicione um evento end step e coloque este codigo.
while (place_meeting(x,y,nome do objeto chão)) {
y -= 1;
}
pronto agora crie a room e saia jogando qualquer erro me avisem.
comesamos em 1 lugar crie um sprite de uma bola em seguida crie um
objeto chamado player
agora nele coloque no evento step este codigo
if place_free(x,y+1){gravity=1}else{gravity=0}
dps vc cria um evento key press
adicionam um evento no left e no right
agora no left vc coloca e adiciona um jump to position e nele vc coloca assim no X -3
e marque relativo fassa a mesma coisa no right só que no right vc coloca só o 3
e para o player pula adicione este codigo no step
//Definiões de pulo
if
(keyboard_check_pressed(vk_up)) && ! (place_free(x,y+1))
//Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel
livre abaixo.
{
vspeed=-9; noar=true; friction=0 //Se for
verdade, velocidade vertical se torna 9 negativo e a variávell noar se
torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}
agora crie um sprite quadrado para ser o chão,agora crie um objeto com o sprite do chão e marque como solid
agora no objeto player adicione um evento end step e coloque este codigo.
while (place_meeting(x,y,nome do objeto chão)) {
y -= 1;
}
pronto agora crie a room e saia jogando qualquer erro me avisem.