Eu achei fuçando no gm em help advanced mode
tigger=disparo
pelomenos oq op google tradutor diz,eu usei ele,então substitua disparo,para tigger
Os eventos de disparo
Esta funcionalidade só está disponível na versão Pro do Game Maker.
No modo avançado um novo tipo de eventos está disponível: eventos de disparo. Os eventos de disparo você mesmo pode definir. Você especifica a condição quando o evento deve ser executado. Para definir os eventos de disparo que você escolheu Definir Triggers no menu Recursos. O formulário a seguir vai mostrar (em que já há alguns gatilhos foram definidos):
À esquerda você vê uma lista de todos os gatilhos que foram definidos. Inicialmente, esta lista está vazia. Abaixo há alguns botões com a seguinte função:
Adicionar. Utilize este botão para adicionar um evento novo gatilho para a lista.
Excluir. Exclui o evento trigger atualmente selecionado para a lista. Tenha cuidado para não excluir um evento de disparo que é usado em um objeto. Pode levar a resultados inesperados.
Carregar. Carrega um conjunto de disparos de um arquivo. Esse arquivo deve ter extensão. Gmtrg. Os gatilhos de arquivo é adicionado à lista de gatilhos.
Salvar. Salva o conjunto de disparadores para um arquivo. Esse arquivo deve ter extensão. Gmtrg. Desta forma, você pode criar suas próprias coleções de gatilhos úteis que você pode usar em jogos diferentes.
Limpar. Limpa a lista de gatilhos. Tenha o cuidado de só usar isso quando nenhum objeto usa qualquer evento de disparo.
Quando estiver terminado, você pode pressionar o botão OK para salvar as alterações. Se você não deseja salvar as alterações, feche o formulário com a cruz no canto superior direito e indicam que você não deseja salvar as alterações.
Definindo um trigger
Uma vez que você adicionou um gatilho, você deve preencher suas propriedades. Primeiro de tudo você deve dar o gatilho de um nome. Este nome aparecerá no menu com gatilhos disponíveis e nas listas de eventos para objetos. Em seguida, você deve especificar a condição de que irá disparar o evento. Esta é uma peça de GML-código. Ela deve conter uma instrução de retorno que retorna um valor verdadeiro ou falso. O gatilho será acionado quando o valor de retorno é verdadeiro. Aqui estão alguns exemplos.
Suponha que você deseja criar um evento que acontece quando o jogador pressiona tanto a tecla Control ea tecla A. Para isso, você pode usar a seguinte condição:
{
voltar keyboard_check (ord ('A')) &&
keyboard_check (vk_control);
}
Você pode colocar os scripts completos na condição, desde que haja em algum lugar é uma instrução de retorno. Por exemplo, para ter um evento que acontecer quando o número de bolas é entre 3 e 5, é possível utilizar a seguinte condição:
{
var n;
n = instance_number (obj_ball);
return (n> = 3) && (n <= 5);
}
Você pode criar outro tipo muitos dos eventos de disparo. Para eventos exemplo que verificam a combinações de teclas e botões do mouse, os eventos que verificar se você está perto de um inimigo, eventos para verificar se você coletou dinheiro suficiente ou pontuação, etc
Se a condição se torna um pouco tempo você pode querer editá-lo no editor de código em seu lugar. Para o efeito, pressione o botão editor Usar código.
Depois de especificada a condição que você deve especificar quando a condição é testada. Há três opções aqui. É possível testar a condição, no início de uma etapa (imediatamente antes do evento passo começar), no meio (imediatamente antes do evento passo normal) ou no final (imediatamente antes do evento passo final). Na maioria das vezes a posição média padrão é bom, mas em certos casos, você precisa dos outros momentos.
Finalmente, quando você também quiser chamar o evento de código que você pode especificar uma constante com o qual você pode consultar no código para o evento. Veja Capítulo 4 para obter mais detalhes sobre os eventos chamando a partir do código.
Usando um gatilho
Depois de ter definido seus scripts você pode usá-los na definição de objetos. Ao configurar as propriedades do objeto e clique em Adicionar Evento, agora você pode selecionar eventos de disparo.
No menu drop-down que aparece você pode selecionar o tipo de evento de disparo que você deseja usar. Agora você pode adicionar ações para este evento, da mesma forma como você adicionar ações a outros eventos.
Creditos:
Game Maker
As imagens num apareceram então eu te aconcelho a ir em help>content e procure tigger lá(obs:ta em ingles é claro)
Espero ter ajudado fire